quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Ganhar e Ganhar

Sendo por vezes obsessiva a cultura do desporto espectáculo, penso que ainda mais perigosa e destrutiva é a mania de se considerar como valor ético o conceito de que ganhar é tudo e de que uma pessoa não vale nada enquanto não for o número 1.
Não vale a pena saber "como jogaste" pois só interessa saber se ganhaste!
Se esta ideia de ganhar a todo o custo construiu universidades de algum nível desportivo, teremos de nos preocupar pelo facto deste mesmo conceito estar a penetrar cada vez mais também no desporto das crianças e jovens.
Thomas Tutko e Williams Bruns

Em parte poderei afirmar a minha concordância com esta teoria expressa. Evidentemente que ganhar a todo o custo não interessa, sendo até no sentido ético bastante deplorável. Ainda mais se se trata de incutir nos jovens praticantes esse conceito negativo do desporto. No entanto, pela minha experiência de lidar com jovens praticantes, o factor ganhar não deixe de ter a sua componente positiva. Não deve é ser o objectivo nº 1. A criança sente-se mais motivada, orgulhosa e a sua auto-estima reforçada. E o mesmo acontece com o seu treinador e seus colaboradores. O homem é por natureza, um animal competitivo, daí a popularidade de qualquer desporto. Sendo a competição a tentativa de o homem de se superar a si próprio.


Um comentário:

Unknown disse...

Visitem

http://hr-futsal.blogspot.com

Saudações