terça-feira, 12 de agosto de 2008

O Nível dos Nossos Treinadores

Recentemente dois treinadores do nosso Distrito, Paulo Santos e Ricardo Fernandes, frequentaram o curso de formação de nível III, passando com aproveitamento. A notícia passou num conhecido fórum onde se fala de tudo, e até o que se não deve, sendo as primeiras opiniões sobre a notícia, um tanto ou quanto contraditórias, aliás, como já se esperava.

Em primeiro lugar, quero dar os meus parabéns aos referidos treinadores, pelo esforço desenvolvido e o interesse manifestado pela modalidade, sendo sem dúvida boas valências para o desenvolvimento do futsal do Distrito.

Mas temos que analisar as opiniões diferenciadas sobre se, valerá a pena ou não qualquer tipo de iniciativa deste tipo, não só para os interessados, como para a modalidade em si no Distrito. Acho que, depende do contexto em que estamos a observar a questão.

Sem dúvida que os jogadores, as equipas e consequentemente o nível do futsal no Distrito evoluirá com os conhecimentos adquiridos por estes treinadores. Ainda para os próprios, são mais valias que é bom possuir. Conhecimento é poder. Tornando-se os horizontes muito mais vastos, dependendo, está bem, das ambições de cada um desses treinadores.

Se, entretanto, olharmos para o estado actual de absoluto amadorismo dos jogadores que actuam nos Distritais, mesmo na sua própria mentalidade, as infraestruturas da grande maioria dos clubes, alguns aspirando muito naturalmente a subir a outros patamares (escalões), a falta de meios para os treinadores trabalharem em conformidade com as suas teorias entretanto adquiridas, somando a tudo isto, o difícil retorno do seu próprio investimento, porque são poucos, os clubes que podem remunerar convenientemente, acho que realmente não valerá a pena.

Acho que, a chave está no investimento dessas valências na área da formação.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde, vejo que voltou aos artigos e ao seu blogue que me parecia um tanto ao quanto abandonado.
Quanto aos treinadores que foram tirar o curso e a sua opinião de que não valerá, não estou muito de acordo,em 1º penso que o curso, é sempre uma mais valia, acima de tudo pessoal, quanto ao facto de não haver condições no distrito que "justifiquem" esse investimento, isso tem que ser uma opção bem pensada e tomada, pois acredito que os referidos treinadores terão a consciencia que se calhar no distrito não terão o retorno desejado, e ou foram para tentarem quem sabe mais tarde voos mais altos ( é legitimo pensar) ou apenas para melhorarem os seus conhecimentos e os seus metodos de trabalho, e dessa forma poderem ter melhores resultados.

Abraço e continue a dar a sua contribuição sobre o futsal do distrito que tanto é preciso.

Convido-o a visitar também academiabairromiranda.blogspo.com

Saudações

Helder Ribeiro